Um azeite especial, de grande qualidade e sabor, espera por si na loja A-Mar Setúbal. Nascido no parque natural da serra de São Mamede, o azeite Castelo de Marvão A-Mar Setúbal DOP é um azeite virgem extra de primeira extração, composto apenas pelo sumo da azeitona.
Este é realmente um azeite extraordinário, feito com azeitona Galega de oliveiras com centenas de anos. Nos 30 hectares de vales e encostas íngremes, de difícil acesso mas excelente exposição solar, estas oliveiras florescem sem adição de produtos químicos e de uma forma 100% natural.
O resultado não poderia ser melhor: um azeite fino de acidez, de cor esverdeada/ouro, com um aroma frutado, maduro e doce. O azeite Castelo de Marvão A-Mar Setúbal DOP é ideal para ser saboreado com “pão e vinho”, de acordo com a tradição alentejana. Também vai muito bem com saladas, frutas, pratos de sabor suave, bolos e doces.
Um azeite com tradição
O azeite Castelo de Marvão A-Mar Setúbal DOP é produzido na aldeia de Galegos, em Marvão, por António Melara Nunes, um jovem que quis dar continuidade à tradição familiar, desenvolvendo e modernizando o negócio iniciado pelo seu bisavô em 1945.
Na Casa Agrícola António Picado Nunes, as tradições são para seguir: as azeitonas são colhidas à mão pelos trabalhadores rurais de Marvão, após o Dia de Todos os Santos, quando estão no ponto ideal para irem para o lagar. No mesmo dia em que são colhidas, as azeitonas são cuidadosamente selecionadas, limpas de folhas e terras e, por fim, moídas. Da pasta resultante da moenda extrai-se o azeite, que fica depois a decantar em tanques de inox até ser engarrafado.
Escolher um bom azeite
Hoje há azeites para todos os gostos. Mas, com diferentes qualidades, sabores e aplicações recomendadas, pode ser difícil fazer a escolha certa entre as muitas marcas, designações e categorias disponíveis. Por isso é tão importante conhecer as principais características e aplicações recomendadas para cada azeite.
A classificação mais importante inclui três designações: o Azeite Virgem Extra, o Azeite Virgem e o simples Azeite. Cada uma delas tem características e indicações de utilização próprias:
- O Azeite Virgem Extra é um azeite de qualidade superior, sem defeitos organoléticos e com uma acidez inferior a 0,8%. É o azeite ideal para usar em cru e para o consumo direto.
- O Azeite Virgem apresenta uma acidez igual ou inferior a 2%, com sabor e cheiro a azeitona sã, mas pode ter ligeiros defeitos organoléticos. É o indicado para usar em sopas e assados, marinadas e refogados.
- Há ainda a designação Azeite, seguida da indicação “contém azeite refinado e azeite virgem”. Refere-se a um azeite refinado enriquecido com azeite virgem, com um grau de acidez igual ou inferior a 1%. É adequado para frituras, dada a sua resistência a altas temperaturas e ao seu preço inferior.
Perante a diversidade da oferta que existe no mercado vale a pena apurar os critérios na hora da escolha:
- Não confie apenas nas aparências. Um azeite mais amarelo significa apenas que provém de frutos mais maduros e um mais verde que é fruto de azeitonas mais verdes. O primeiro pode ser mais doce e o segundo mais picante. O gosto pessoal e a aplicação culinária que pretende dar ao azeite devem ser decisivos na seleção.
- Não conte com a menção de acidez do rótulo para apurar sabores, porque estes são definidos por compostos voláteis mais subtis. O grau de acidez tem a ver com a quantidade de ácidos gordos livres que o azeite possui e com a variedade e o estado de maturação da azeitona quando é colhida.
E que significa o DOP?
O azeite DOP é produzido de acordo com regras pré-estabelecidas em regiões delimitadas com determinadas características de solo e clima. A atribuição da Denominação de Origem Protegida depende também das variedades de azeitonas utilizadas, das condições de apanha e de transporte e da forma de extração do azeite. Todos estes parâmetros são verificados por entidades certificadoras.
Em Portugal existem seis regiões DOP para o azeite: “Azeites de Moura”, “Azeites de Trás-os-Montes”, “Azeites da Beira Interior”, “Azeites do Norte Alentejano”, “Azeites do Ribatejo” e “Azeites do Alentejo Interior.
O azeite Castelo de Marvão A-Mar Setúbal é um azeite DOP do Norte Alentejano.
Fonte de saúde
Além do elevado valor gastronómico, o azeite tem também propriedades preventivas e terapêuticas que fazem dele uma gordura absolutamente insubstituível.
O azeite é uma gordura essencialmente monoinsaturada, rica em vitamina E e A. Tem ainda outros antioxidantes naturais que ajudam a proteger as células da ação agressiva dos radicais livres.
O consumo regular de azeite reforça o sistema imunitário, previne o envelhecimento dos tecidos e dos órgãos e evita a degradação das funções cerebrais. E também ajuda a prevenir o cancro e as doenças cardiovasculares e a controlar a diabetes, já que influencia positivamente os valores de açúcar e de gordura no sangue.
Com uma composição de ácidos gordos essenciais semelhante à do leite materno, o azeite estimula a absorção do cálcio e ajuda os ossos a crescer. E, como se não bastasse, ainda favorece a fertilidade e tonificação da pele.
Veja como é feito o nosso azeite
Venha connosco nesta visita virtual à Casa Agrícola António Picado Nunes. No vídeo António Melara Nunes explica como é feito o azeite que produz para o A-Mar Setúbal.
Agora que já sabe tudo o que um bom azeite pode fazer por si, passe pela loja A-Mar Setúbal e delicie-se com o sabor do azeite Castelo de Marvão A-Mar Setúbal DOP. Pode prová-lo no nosso restaurante e depois levar para casa uma das embalagens que vendemos no espaço da mercearia fina. Não vai querer outro azeite!